O quarto de brincar é o local preferido das crianças, nele elas podem soltar a imaginação e se divertir à vontade, mas com tantos brinquedos e opções é necessário que tudo esteja bem organizado e acessível. De diferentes preços, tamanhos e materiais, as caixas e prateleiras são bastante práticas. Estantes e revisteiros também contribuem para decorar e organizar o ambiente. Para aumentar a interação da criança com o espaço, o quadro imantado, a lousa, o revisteiro e a mesinha são super bem-vindos!

sofia

Aí vão algumas dicas para fazer um quarto de brincar bem prático e divertido:

•  Acessibilidade: a maioria dos brinquedos, livros e material de desenho devem ficar bem ao alcance das crianças.

•  Organização: neste ambiente a criança começa a entender e praticar a organização, por isto é importante que tudo tenha seu lugar, seja em prateleiras, baús, cestas ou caixas.

•  Cores: é importante o uso de cores no ambiente para que a criança se sinta ambientada e estimulada.

• Ter algumas áreas definidas: lugar para desenhar, espaço livre (o chão é um espaço onde muitas brincadeiras acontecem) e se possível um cantinho para leitura.

• Móveis com cantos arredondados e pisos emborrachados garantem à segurança da criança.

Poliana_brinquedos

Um dos meus quartos de brincar preferidos foi um trabalho em parceria com as arquitetas Raquel Andrade e Adriana Morávia para a Morar Mais 2010 onde o maior desafio era decorar de forma criativa, acessível e ecologicamente correta. Propusemos um painel em acrílico sobre tecido onde usamos todas as peças do recorte, sem sobras, o resultado foi surpreendente! O adesivo, uma opção mais em conta, decorou grande parte de uma parede de uma forma bem interativa, uma régua de tamanho onde várias crianças podiam se medir ao mesmo tempo com plaquinhas para anotar as medidas. Outras soluções das arquitetas também foram bem bacanas, como os toquinhos de sobra de madeira para porta-livros e o varal de desenhos.

Morar_Mais2010_1

Morar_Mais2010_2

Anúncios