Algumas crianças não se adaptam ao berço e rapidinho começam a fazer tantas estripulias que os pais se sentem mais seguros deixando o bebê fora do berço. Este foi o caso do Bernardo que na época, tinha 8 meses. Muito novinho, mas com uma super energia, ele sempre tentava sair do berço e muitas vezes ficava dependurado na grade. Preocupados com a segurança, a mãe do pequeno (um dos bebês mais alegres que já vi) me pediu uma cama baixa, um lugar para brinquedos e uma mesa para desenhar.

Eles estavam mudando de apartamento e queriam um quarto todo novo e adequado para as peraltices do filho. Seu antigo quarto tinha o tema náutico e os pais me pediram para manter este tema, mas com uma nova abordagem: agora queriam um quarto colorido, divertido e lúdico.

ATELIER_VILA_DAS_CORES_111205_003

O ponto de partida do projeto foi a cama baixa e o volante em formato de uma vela com trava nas rodinhas. De dia serve para brincadeiras, de noite para guardar os brinquedos preferidos e protegê-lo para não rolar até o chão enquanto estiver dormindo.

ATELIER_VILA_DAS_CORES_111205_027

O painel em laca ajuda a aquecer o local da cama e tem como referência as ondas do mar, dando uma idéia de movimento ao quarto. Escolhemos tecidos vibrantes para os apliques de acrílico e para as letras de um pequeno trecho da música “A terra prometida” de Vinícius de Moraes e Toquinho.

ATELIER_VILA_DAS_CORES_111205_008

Para organizar melhor o ambiente onde a criança irá brincar e dormir, é importante trabalhar com uma marcenaria que atenda às necessidades dela. Os nichos de acrílico foram desenvolvidos já pensando nos antigos enfeites (ainda novinhos!!!) do quarto de bebê do Bernardo. Os baús com rodinhas são estofados com couro ecológico e servem para guardar os brinquedos menores, já o baú fixo guarda os brinquedos maiores e tem uma parte vazada para a criança não machucar a mãozinha. O painel atrás da mesa receberá no futuro uma televisão e esconderá todos os cabos da mesma.

ATELIER_VILA_DAS_CORES_111205_017

ATELIER_VILA_DAS_CORES_111205_016

Cada pedaço do quarto foi bem aproveitado e o resultado foi um quarto prático e bem acessível para ele se divertir e brincar livremente.

ATELIER_VILA_DAS_CORES_111205_011

Anúncios